26 janeiro 2014

VISÃO E METODOLOGIA POR UM NOVO HAITI

Por André Souto Bahia
Missionário no Haiti

Gostaria de compartilhar alguns aprendizados que o Senhor tem nos permitido experimentar Por Um Novo Haiti. Minha intenção é dar aos irmãos um pano de fundo daquilo que temos visto e ouvido do Senhor sobre sua metodologia na transformação dessa Nação, e assim, contribuir para que você se engaje integralmente: pés, joelhos, mãos e coração, decidindo não ficar fora do que Ele tem feito no Haiti.

Ao longo dos meus dez anos de pastorado aprendi que uma boa Ação Social é aquela que não simplesmente dá o peixe, mas, ensina a pescar. Aqui no Haiti, temos aprendido do Senhor que precisamos ir mais além:

Ensinar a confeccionar a vara, o anzol e cultivar o húmus. Isso é investir em Desenvolvimento Integral!
Em nosso Ministério esse princípio é significativo para nortear a metodologia de trabalho. O foco das nossas ações está na FORMAÇÃO DE FORMADORES, ou seja, líderes que possam ser discipulados pela Igreja Brasileira, mas que, sobretudo, aprendam a discipular outros após o retorno dos Brasileiros. Que eles aprendam a fazer e aperfeiçoar tudo o que aprenderem na Palavra.

“Uma Missiologia Bíblica está embasada no princípio da geração de autonomia e sustentabilidade, onde a expansão é uma consequência natural”.
Aqui no Haiti, Deus tem nos dado o privilégio de experimentar da sua metodologia de empoderamento do outro para que se tornem Suas testemunhas tanto do outro lado da mesa até o outro lado do mundo (Atos 1.8)!

A História da Igreja Protestante no Haiti começa quase 50 anos antes da Igreja Brasileira. A Igreja Haitiana está presente em todos os rincões do território nacional, seja no alto das montanhas ou no litoral, nos grandes centros urbanos ou nos vilarejos do interior. O grande desafio missionário aqui não é tornar a Igreja presente. Ela já o é! O maior desafio é essa mesma Igreja, grande como um rio de 10 km de largura, ser relevante para sua comunidade como instrumento/agente de desenvolvimento integral.

“A compaixão deve nos impulsionar às ações, mas ...
... é a sabedoria quem precisa coordená-las!”.

Esse é outro aprendizado significativo sobre o jeito do Mestre realizar a Missão Por Um Novo Haiti. Todos os dias chegam grupos de missionários estrangeiros para “apoiar” a Igreja Haitiana. A grande maioria, no entanto, está focada em realizar, fazer, dar para eles, mal sabendo (ou ignorando) que estão é contribuindo para a dependência externa, baixa da estima e fortalecimento das estruturas de miséria e opressão que assolam a Nação. A motivação é justa e honesta, mas a operacionalização desse nobre sentimento não está linkada à orientação do Mestre: “Simples como pomba, mas, PRUDENTES como a serpente”.

Temos constatado diariamente que o mesmo Espírito Santo que habita em nós, habita em cada haitiano convertido; que a Palavra que nos orienta e conduz – nossa regra de fé e conduta é a mesma da comunidade de fé haitiana. Logo, eles não são coitadinhos, mas Povo de Deus. Não são miseráveis, mas Remidos e Imersos no Espírito que não nos torna covardes, mas, ousados no Seu poder. Eles precisam ser lembrados dessas verdades, ensinados nelas e treinados a formar essa nova mentalidade bibliocêntrica em sua própria cultura. Isso é DISCIPULAR DISCIPULADORES!

Por Um Novo Haiti é muito mais que uma marca, um nome, um projeto. É o alvo! A síntese que nos permite filtrar e moldar tudo que pensamos e fazemos com e pela Nação. Não sonhamos outra realidade que não UM NOVO HAITI, pois, para nós, os que cremos, o Evangelho continua sendo o poder de Deus para a transformação, para a salvação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário